Feira CIDEB 2011

Feira CIDEB 2011

Pacotes CVC

CIDEB 201225 a 27 de Junho de 2012

Porto Seguro - Bahia - Brasil

Obrigado pela presença de todos e nos vemos em 2013!

 

Topo 
Agenda CIDEB 2012 Veja o que mais lhe interessa e garanta seu lugar!
Segunda-feira

Durante a manhã foi feito o credenciamento de todos os participantes do evento. Também foi aberta a Feira Mundo EDU.

A abertura oficial do congresso foi feita com o Espaço o Conhecimento composto pelos representantes do IFBA, Lívia Simões e Ricardo Cunha, do poder público de Porto Seguro, Gilberto Abade e Dilza Reis e da patrocinadora EduBrazuca, Nildo Ferreira.

As atividades foram iniciadas com a conferência nacional de Erik Penna, seguido do professor Wilson Massashiro.

Terça-feira

As atividades acadêmicas do segundo dia do congresso foram iniciadas com a conferência da palestrante Edileide Castro.

A programação seguiu com uma maratona contendo mais de 40 opções de atividades acadêmicas, entre palestras, oficinas, minicursos e apresentações de trabalhos durante todo o dia.

Durante a noite, os autores de trabalhos em formato pôster estiveram presentes no Túnel do Conhecimento para maiores informações sobre suas pesquisas.

Quarta-feira

Grandes nomes da educação fizeram conferências nacionais e internacionais para fechar o congresso em grande estilo!

Profissionais de renome marcaram presença no congresso: José Pacheco (Portugal), António José da Rocha (Portugal), Edival Passos, Max Haetinger, Vasco Moretto e Soraia Romano.

Após o encerramento, houve sorteio de prêmios da Feira Mundo EDU, entre os mais cotados estava um tablet.

Topo 
Os palestrantes 2012 Os expoentes no Brasil e no mundo

O CIDEB 2012 contou mais uma vez com palestrantes internacionais e nacionais, apresentando em sua programação científica a continuidade da proposta do evento e proporcionando aos congressistas acesso aos maiores e melhores nomes da educação no país e no mundo.

O conteúdo científico do congresso em 2012 teve como cerne das discussões a temática da "Tecnologia e Educação: Novos desafios para um novo educador”, com mais de 40 atividades acadêmicas durante os 3 dias do evento (palestras, minicursos, oficinas, apresentações culturais, mesas redondas, defesas de trabalhos acadêmicos, dentre outras).

Em breve serão confirmados os palestrantes do CIDEB 2013! Para ficar por dentro das novidades, visite sempre nosso site, siga-nos no Twitter ou curta nossa página no Facebook.

*programação científica sujeita a alteração sem aviso prévio.

José Pacheco

As novas tecnologias a serviço de uma educação integral.

Licenciado em Ciências da Educação e mestre em Educação da Criança. Formador de professores, formador de formadores e consultor de formação. Foi membro do Conselho Nacional de Educação, coordenou diversos projetos educacionais, além de possuir muitos artigos e livros publicados.

Max G. Haetinger

Novas tecnologias, inclusão digital nas escolas e educação a distância.

O professor Max G. Haetinger trabalha desde 1984, ministrando cursos e palestras sobre temas ligados às áreas da Educação, Tecnologia, Motivação, Empreendedorismo, Mídias e Novas tecnologias. Suas palestras são sempre teórico-práticas, pois a vida, bem como a sala de aula, não separa a teoria da prática.

Edival Passos

Perspectivas e desafios do empreendedorismo para a Educação do século XXI no Brasil.

Economista e auditor fiscal da Prefeitura Municipal de Salvador desde 1985. Consultor em Gestão Pública Municipal de Salvador de 1995 a 2004 e diretor operacional do SEBRAE/BA de 2005 a 2006. Desde de 2007 é diretor superintendente do SEBRAE/BA.

Soraia Soares

Programa de inclusão digital auditiva.

Mestre em Educação Especial, especialista em Fonoaudiologia Educacional, Fonoaudiologia Hospitalar e docente de pós-graduação em Educação. É supervisora técnica da área de Saúde Escolar e Inclusão da Rede SESI-SP. Possui estudos centralizados na área da Educação e Promoção de Saúde.

Erik Penna

Criatividade e motivação como diferenciais do professor.

Economista pela UNITAU, pós-graduado em Administração e Marketing pela UNIP e MBA em Gestão de Pessoas pela FGV. É consultor, palestrante, professor do SENAC e está entre os 25 maiores nomes em motivação do Brasil. Ministrará a palestra "Curtir e educar: criatividade e motivação como diferenciais para o professor pós-moderno".

Fábio Fernandes

As competências necessárias para o professor do século XXI.

Escritor, consultor e conferencista Educacional e Empresarial. Fábio Fernandes é formado em Administração de Empresas, possui MBA em Gestão de Recursos Humanos e pós-graduação em Gestão do Trabalho Pedagógico: Supervisão e Orientação Escolar.
.

Cássia Medel

Escola & Tecnologia Educacional.

Pedagoga, psicopedagoga e escritora. Pós-graduada em Supervisão Escolar, Orientação Educacional e Psicopedagogia. Atua há quase três décadas nas redes municipal, estadual e particular de ensino. Ministra palestras e workshops e também é professora de pós-graduação em Gestão Escolar e Psicopedagogia.

Rogério Moraes

Tablets na educação: teoria e prática

Consultor e instrutor de tecnologias da informação, Rogério Moraes Carvalho é o responsável técnico do projeto de adoção de livros digitais em tablets em um conceituado centro educacional de Brasília. Premiado há três anos consecutivos como MVP da Microsoft, também é desenvolvedor registrado da Apple e do Google.

Márcio Costa Cruz

Novas Tecnologias e Velhos Desafios: do professor ao aluno.

Biólogo, se especializando em Comunicação e Educação na USP. Pesquisa temas envolvendo Tecnologias Educacionais, Meio Ambiente, Empreendedorismo, Gestão e Administração de Empresas. Atualmente, preside o Instituto Aprenda.bio e é sócio na empresa BlueFive. Com Leonardo Fontolan.

Márcia Victório

Educação musical: espaço de invenção e reinvenção da vida.

Doutora em educação, mestre em música, psicóloga e arteterapeuta. É professora de música do Colégio Pedro II (RJ). Palestrante, conferencista e facilitadora de oficinas de música e arteterapia. Membro fundador da Associação de Arteterapia do Rio de Janeiro e membro do Conselho de Honra da União Brasileira de Arteterapia.

Kacianni Ferreira

Atividades para Educação Infantil e Brinquedos com material reciclável.

Educadora Artística pela UFPI e pós-graduada em Cultura e Arte Barroca pela UFOP. Professora da, estuda e desenvolve trabalhos como facilitadora em Danças Circulares e Brincadeiras de Roda na área de educação, além de ministrar cursos e oficinas com material reciclável em diversas cidades e instituições.

Edna Rossim

O Poder da Motivação e a Arte de Ensinar e Aprender.

Atua há 24 anos como professora, supervisora e coordenadora de escolas estaduais. Foi presidente e assessora do Conselho Municipal de Educação de Boa Esperança/ES, além de professora de cursos de pó-graduação. Desde 2006 é diretora do Instituto Ande: Educação e Treinamento, além de ser palestrante e escritora.

Fátima Alves

Psicomotricidade e Escola: Importância e contribuição.

Fonoaudióloga, sócio-terapeuta Ramain-Thiers, psicomotricista e mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente. Professora de pós-graduação em Psicomotricidade, Pedagogia e Psicopedagogia. Participa de eventos nacionais e internacionais em Psicomotricidade e Educação com palestras, cursos e workshops.

Diva Maranhão

A importância do aprender brincando - brincadeiras para ensinar.

Pedagoga, psicopedagoga e pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior. Professora de pós-graduação e professora autora de cursos de pós-graduação a distância, possui vasta experiência como professora, gestora escolar e gestora de projetos, além de autora e palestrante.

Mônica Aiub

Filosofia clínica e educação.

Graduada em Filosofia e Música; pós-graduada em Educação Brasileira; especialista em Filosofia Clínica. Mestre em Filosofia e doutoranda em Filosofia. Dirige o Instituto Interseção. Responsável pela formação dos filósofos clínicos em São Paulo. Sócia fundadora da Associação Nacional dos Filósofos Clínicos e da Associação Paulista de Filosofia Clínica.

Rejany Dominick

O trabalho e a formação docente em diálogo com as tecnologias.

Educadora Física e Pedagoga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestra em Educação pela Universidade Federal Fluminense e doutora em História, Filosofia e Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora da Universidade Federal Fluminense e pesquisadora do grupo ALEPH.

Cláudio Saltini

O pensamento é escravo da vida, como a razão se submete ao afeto.

Médico, psicanalista, especialista em Terapia Familiar Sistêmica. Estuda relações entre afetividade e inteligência ao longo do desenvolvimento do ser humano, articulando Epistemologia Genética e Psicanálise. Conferencista nacional e internacional sobre o tema Relações entre Afetividade e Inteligência.

Marcela Mary da Silva

O Serviço Social na educação: desafios e perspectivas para o desenvolvimento social.

Assistente Social (Ucsal) e gerontóloga (UFBA), especialista em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação (UNEB), especialista em Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais (UNB), mestre em Educação (UNEB). É coordenadora do Grupo de Trabalho de Serviço Social na Educação da UFRB.

Patrícia Fonte

O desafio de educar no século XXI - buscando possíveis soluções na Pedagogia de Projetos.

Especialista em educação infantil e pedagogia de projetos, escritora, colunista de revistas paradidáticas e autora de temas de projetos didáticos e pedagógicos. É autora e tutora de cursos presenciais e online de educação continuada a docentes, além de coach e palestrante.

Lígia Leite

Tecnologias e prática pedagógica: caminhos ou descaminhos?

Professora da Faculdade de Educação da UERJ e do mestrado em Avaliação da CESGRANRIO, tem pós-doutorado em Tecnologia Educacional pela Universidade de Pittsburgh, EUA; possui experiência teórica e prática em EAD, além de publicações na área de formação de professores, tecnologia educacional e EAD.

Carlos Eduardo Silva

O velho e o novo mundo dos Artigos Científicos: o que você precisa saber de A a Z .

Especialista em Planejamento e Gestão de Projetos Sociais (UNIT) e mestrando em Saúde e Ambiente, é reitor da Escola Superior de Sustentabilidade e diretor da Sociedade Brasileira de Ecoturismo. Atua como pesquisador na UFRJ e na UNIT e é autor do Dicionário de Meio Ambiente.​

Humberto Zanetti

Expandindo a sala de aula: jogos digitais e robótica educacional.

Formado em Tecnologia em Informática e pós-graduado em Administração em Sistemas de Informação. Atua desde 2005 no ensino superior e técnico como professor, desenvolvedor de projetos e gestor. É também colaborador de portais com artigos sobre Comportamento, Redes Sociais, Aprendizagem e Tecnologias para Educação.

Cecília Nakamura

O novo Plano Nacional da Educação (PNE).

Tecnóloga Civil pela UNESP e pós-graduada em Planejamento Educacional. Possui cursos de psicanálise e PNL. Atuou como professora em rede pública e privada e desenvolveu e aplicou capacitações direcionadas à realidade da escola pública regional. Atua em ações voluntárias nas áreas de educação, saúde, ação social, ambiental e turismo.

António José da Silva

Internacionalização da Educação Tecnológica.

Licenciado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - Portugal, professor Associado com Agregação e pró-reitor para o Desenvolvimento e Internacionalização da UTAD. Pós-Graduado na FADE UP em 1995; Mestre Europeu em Treino de Alto Rendimento Desportivo e doutor com titulação da Katholieke Universiteit Leuven, Bélgica.

Vasco Moretto

Tablet ou caderno, qual a melhor opção?

Mestre em Didática das ciências pela Universidade Laval, Québec, Canadá. Licenciado em Física pela Universidade de Brasília-UnB. Especialista em Avaliação Institucional pela Universidade Católica de Brasília-UCB. Autor de várias obras em Educação, dentre elas: "PROVA, momento privilegiado de estudo não um acerto de contas".

Edileide Castro

Educação com limites, uma solução para os desafios do uso da internet.

Graduada em Pedagogia e Psicanálise Clínica, especialista em Docência Superior, escritora, consultora e instrutora em RH e Empreendedorismo e Educação. Ministra palestras, cursos e seminários nas áreas: emocional, educacional, motivacional, de relações interpessoais e pedagógicas.

Nildo Ferreira

A nova tecnologia ILMS para a educação a distância.

Atual presidente do Grupo Enieff, composto pela Escola Superior Aberta do Brasil; Sistema Internacional Aberto de Tecnologia Educacional e EduBrazuca, um portal online que oferece uma busca especializada com informações atualizadas de mais de 100 mil cursos de educação a distância no Brasil.

Antonio Marival

EDUX: um novo paradigma para o mundo.

Físico, conferencista, educador e consultor, sua comunicação e didática aliam bom humor, imaginação, música e motivação com princípios da PNL, encantando alunos. É idealizador e realizador do EDUX, um projeto de inclusão da excelência no ensino público em curto prazo, com tecnologia de ponta e conceitos inovadores em educação.

Serrano Freire

Afinal, por que nossos alunos não aprendem?

Bacharel em Direito, professor, conferencista internacional e trainer em Programação Neurolinguística. Possui cursos de Leader Training I e II, curso de Oratória e Comunicação, curso de Hipnose Ericksoniana e Auto-Hipnose. Escritor, criador e  facilitador do Treinamento Vivencial “Emoção, a linguagem da vida”.

Professor Sassá

Educação & Criatividade.

Formado em Arte-educação na FMU e pós graduado em Psicopedagogia pela UNG, Professor Sassá dirige há quatro anos um projeto que leva seu nome, composto por duas revistas e um quadro diário no no Clubti da Tv Aparecida. Mestre em desenvolver atividades pedagógicas de forma divertida, promove o saber através do fazer.

Priscila Boy

Os alunos estão na Idade Mídia, a escola na Idade Média!

Graduada em Pedagogia e Psicanálise Clínica, especialista em Docência Superior, escritora, consultora e instrutora em RH e Empreendedorismo e Educação. Ministra palestras, cursos e seminários nas áreas: emocional, educacional, motivacional, de relações interpessoais e pedagógicas.
.

Selma Inês Campbell

O papel do tutor online.

Graduada em Economia e Letras e especialista em Docência do Ensino Superior, professora de séries iniciais do Ensino Fundamental e qualificação de Professores na Área de Deficiência Visual e Tutoria a Distância. Já publicou sobre EAD, inclusão, política pedagógica e organização e planejamento de reuniões de Pais e Mestres.

Cybele Meyer

As Redes Sociais, a Educação e a Aprendizagem em Rede.

Professora especializada em Ed. Infantil. Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Docência do Ens. Superior. Especialista em Docência e Tutoria em EAD. Formadora de professores no Instituto Paramitas - Microsoft Educação e embaixadora do Todos pela Educação.

Teuler Reis

Educação e Cidadania: a batalha de uma educação comprometida.

Formado em Psicologia, possui pós-graduação em Temas Filosóficos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atua como psicanalista, palestrante, consultor familiar, além de ser autor de cinco títulos editados pela WAK.


Leonardo Fontolan

Educação, Comunicação e Novas Tecnologias: Gestão da Interatividade.

Bacharel em Design de Produto pela Belas Artes/SP, pós-graduado em Desenvolvimento Java e se especializando em interatividade e tecnologias. Possui cursos de iOS, 3D e linguagens de programação. Sócio da BlueFive, com seus conhecimentos tecnológicos desenvolve projetos educativos. Com Márcio Costa Cruz.

Edmarcius Novaes

A Pessoa Surda e EAD: novas perspectivas de acessibilidades.

Bacharel em Direito e graduando em Filosofia; pós-graduado em Docência para o Ensino Superior, Direito Público e em Educação e Inclusão: Língua Brasileira de Sinais; especialista em Tradução e Interpretação de Libras; MBA em Administração Pública e Gestão de Cidades. É professor do Ensino Superior, palestrante e autor.

Celeste Carneiro

Criatividade e Neurociência a serviço da Educação.

Arteterapeuta, Terapeuta, Artista Plástica e Educadora. Especialista em Arteterapia Junguiana e em Psicologia Transpessoal aplicada à Educação e à  Gestão de Pessoas. Formada em Terapia de Vivências Passadas e em Psicologia Humanista e Transpessoal. Professora em cursos de pós-graduação e supervisora. Autora de artigos e livros.

Patrício Vasconcelos

Atividade Tutorial em EAD.

Mestre em Engenharia de Produção (UTFPR), Especialista em Gestão de Pessoas (UNP), Bacharel em Administração (UFCG), Técnico Pedagógico (SE/PB). Atua como professor de Administração em nível Superior e Técnico, Tutor em EAD do Curso de Administração Pública da UEPG.

.

Bianca Acampora

Os jogos eletrônicos no auxílio das dificuldades de aprendizagem.

Mestre em Cognição e Linguagem, psicopedagoga, pedagoga, arteterapeuta e ludoterapeuta. Especialista em Educação Infantil e em Dificuldades de Aprendizagem. Coordenadora do curso de pós-graduação em Gestão, Arteterapia, Educação e Saúde e presidente do Sindicato dos Arteterapeutas do Rio de Janeiro.

Jane Patrícia Haddad

O que quer a escola? Novos olhares resultam em outras práticas.

Pedagoga, especialista em Psicopedagogia, Docência do Ensino Superior e Psicanálise e mestranda em Educação na Universidade Tuiuti no Paraná, onde seu tema de pesquisa é a Indisciplina Escolar. Atuou por mais de 20 anos em escolas como professora, coordenadora pedagógica e diretora, é consultora institucional e conferencista.

Doralice Cavenaghi

Nem toda criança hiperativa apresenta TDAH - busca de compreensão.

Psicóloga e pedagoga, mestra em Psicologia Educacional e especialista em Educação Pré-Escola e Psicoterapia e especialista em Terapia Familiar Sistêmica. Atua como orientadora Educacional, coordenadora de Programas de Educação e secretária de Educação em Itapira/SP.

Emerson Lima

Regulamentação da Educação Continuada e implementação de ferramentas de EAD.

Advogado e professor convidado de pós-graduação em Direito Médico, palestrante em Congressos e Eventos e autor de várias obras (livros e fascículos) sobre questões das Áreas Médica e Empresarial, autor de artigos publicados em revistas, boletins e sites conceituados nas Áreas Médica e Empresarial.

Tatiana Longo

Transdisciplinaridade no processo de construção do Portifólio.

Educadora com ênfase em pesquisas e estudos em Educação Infantil, educação em espaços não escolares, educação em direitos humanos e educação espiritual. Graduanda em Gestão Educacional. Coordenadora municipal do Projeto Educando com a Horta Escolar. Participação: Iramar Lage, Bete Leite e Elano Silva.

Francisco da Costa

A Ferramenta Software Educacional e o Processo de Ensino Aprendizagem.

Graduado em Letras e mestre em Linguística pela UnB. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFBA-Porto Seguro e doutorando na Unesp. Coordenador de Línguas/Linguagem e Códigos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.

José Daniel da Silva

Ferramenta Software Educacional e o Processo de Ensino Aprendizagem.

Licenciando em Computação no IFBA, campus de Porto Seguro (BA). Possui experiência na área de Tecnologia da Informação com ênfase em Sistemas de Gestão em Hospitalidade, Desenvolvimento de Softwares, Consultoria e Suporte Técnico em Software e Hardware.

Topo 
Fique por dentro Novidades do CIDEB

CIDEB 2012 - Congresso Internacional de Educação no Brasil

Disponibilizados certificados dos monitores do CIDEB 2012

 

O Comitê Científico do CIDEB 2012 informa que os certificados dos monitores que trabalharam durante o evento já estão disponíveis.

Leia mais...

Anais do CIDEB 2012

O Comitê Científico disponibiliza os trabalhos acadêmicos completos apresentados no Congresso Internacional de Educação no Brasil - CIDEB 2012.

Leia mais...

Certificado de monitoria no congresso

O Comitê Científico do CIDEB 2012 informa aos monitores do congresso que a emissão dos certificados será feita na próxima semana.

Leia mais...

Certificados validados pelo IFBA

Os congressistas, monitores, palestrantes e autores de trabalhos apresentados no congresso poderão emitir seu certificado tanto pelo site do CIDEB, quanto através

Leia mais...

Certificados CIDEB totalizam 40 horas

O Comitê Científico do CIDEB 2012 informa que os certificados de participação emitidos totalizarão carga horária de 40 horas.
Leia mais...

Curtiu? Esteja conosco!

Tweets CIDEB

Topo 
Expositor Bem vindo

A Feira Mundo Edu

A Feira é uma grande oportunidade de negócios para a comercialização dos produtos e serviços da sua empresa, além da possibilidade de networking junto ao seu público-alvo durante o Congresso Internacional de Educação no Brasil 2013. As empresas participantes da Feira Mundo Edu terão contato com todos os participantes do congresso, atingindo diretamente todos os profissionais presentes, tais como educadores, empresários, políticos, além de compradores, vendedores, fornecedores e distribuidores.

 

 

 

Expositores de 2012

Lima Limão, Bella Donna, Prefeitura Municipal de Porto Seguro, CIDEB G|CORP, IFBA, Instituto Paramitas, Wak Edtora, Prof. Sassá, Blue Five, P3D, Sipvox, Editora do Brasil, Sipvox, Edubrazuca, Editora Caminho, Editora Minuano, Freso, Editora Vozes, Mundo do Livro, IBE, Sebrae, Senac, Sapienti, Bom Livro e Editora Conceito.

Público-alvo

O público-alvo é composto por professores do ensino infantil, fundamental, médio e superior, secretários municipais e estaduais de Educação dos estados brasileiros, gestores de escolas, instituições educacionais públicas e privadas, coordenadores pedagógicos, administradores, publicitários, presidentes de associações representativas, profissionais envolvidos com gestão escolar, educadores, pedagogos, psicólogos, acadêmicos das diversas áreas do saber, empresas ligadas direta ou indiretamente à educação e demais interessados nos temas do congresso.

LiveZilla Live Help